AGO e eleição da nova Diretoria

No dia 30 de maio foi realizada mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Clube de Campo Alvorada. O evento foi autorizado a acontecer mesmo diante do Decreto Estadual que impede reuniões em função da pandemia. A autorização foi feita pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), através de ofício (GAB. 410/2021) assinado pelo Secretário André Longo Araújo de Melo.

No documento, a Apevisa aprovou o projeto do Clube para a realização da Assembleia, que contou com os protocolos necessários para garantir a segurança de todos em razão da pandemia. 

No início da AGO foram apresentados relatórios, balanços, programas de ação e atos da Diretoria que estava encerrando o mandato. Depois, aconteceu a eleição da nova Diretoria, para o triênio 2021/2024. Venceu a chapa “Gestão Participativa, Transparência e Cuidado Ambiental” e o Alvorada segue agora com o associado Sylvio Muniz na presidência.

Participaram da votação 183 pessoas, entre associados e representantes. A nova diretoria venceu com um total de 109 votos contra 74 para a chapa concorrente.

Nova diretoria

Além das atividades rotineiras para o funcionamento administrativo do Clube, identificação e resolução de problemas gerais, a nova diretoria pretende fomentar a cultura de equidade e transparência no CCA, além de um trabalho voltado para o planejamento e execução de preservação ambiental, sustentabilidade, otimização de custos financeiros e planejamento organizacional com foco na manutenção do patrimônio e implantação de melhorias diversas na estrutura do Clube. Estão previstos também diversos eventos sociais, de lazer e com foco em atividades físicas, para estimular a sociabilização e práticas saudáveis, assim que forem liberados, em função da pandemia do novo coronavírus.

Através da nova Secretaria, pretende-se atualizar, ampliar e publicizar o manual de normas e procedimentos do Clube e realizar mais campanhas educativas para uma melhor convivência e condutas no CCA. Além disso, realizar o diagnóstico situacional geral do Clube, com a participação das demais diretorias e departamentos, identificando problemas existentes para proposição de soluções efetivas de eliminação e minimização deles.

Pela nova Diretoria de Patrimônio, será realizado um importante plano de manutenção preventiva nas estruturas do Clube, com foco no desempenho e segurança. Está prevista ainda verificação, otimização e adequação de contratos e licenças vigentes, para assegurar que esteja tudo dentro do exigido pelos órgãos competentes e que possibilitem mais eficiência e custo-benefício. Pretende-se também realizar a implantação de: brinquedoteca, Energia Solar no Clube, mais acessibilidade, sala de curativos, quiosque de suporte ao lado da Quadra de Tênis, readequação das lombadas, entre outros projetos.

Com uma comissão de Meio Ambiente, que ficará sob a responsabilidade do Vice-Presidente, a nova diretoria prevê elaboração de proposta de normativo para a conservação do Meio Ambiente dentro do CCA, com foco principal na flora, sempre com a consulta de especialistas, incluindo biólogos com experiência em Biodiversidade e Meio Ambiente, a Prefeitura de Camaragibe, o CPRH e o IBAMA. Dentro do planejamento estão inseridas as necessidades de podas, erradicação de espécies, descartes adequados, produção de adubo orgânico e reflorestamento. A comissão realizará ainda ações para melhor uso e tratamento da água no Clube, estímulo à coleta seletiva de lixo e destinação adequada, análises para averiguar necessidades de dedetização de pragas diversas, entre outras ações.

Na Diretoria de Esportes, o objetivo principal é incentivar os associados e dependentes a praticarem exercícios físicos com regularidade, além de fornecer orientações gerais sobre a realização das atividades dentro do ambiente do Clube. Através de torneios e eventos esportivos, pretende-se promover socialização, integração e atividade física, além de maior utilização das áreas sociais. Novos eventos esportivos, como passeios e torneios, serão realizados assim que possível, em função da pandemia. Além disso, estão previstas atividades de ginástica laboral e treinamentos para os funcionários, orientações para controle de cloro, pH e alcalinidade das piscinas e ações junto às outras diretorias quanto aos eventos e práticas esportivas.

Na Diretoria Social, propõe-se a elaboração de um Censo, para recolher informações sobre as pessoas que moram no Alvorada. A diretoria realizará a organização das festas tradicionais do clube, assim que puderem voltar a ser realizadas, e também criar novos eventos, como Festival de Vinho, eventos para o público jovem, oficinas de pintura, bordado e artesanato, campeonatos e atividades criativas. É proposta também a volta do Cinema Alvorada, com seleção de filmes para todas as idades. Entre outras ações.